04/03/09

Meu desbafo de hoje.....

No meu trabalho, lido diariamente com público. Vejo e falo com muitas pessoas, e sempre sou confrontada com uma pergunta, que é feita geralmente depois de darem pela minha nacionalidade: "e a menina gosta de viver cá?"
Bom, eu sempre digo que sim. Quando não por outro motivo, simplesmente por educação e respeito por quem pergunta, ora pois! Pois é sempre um português a perguntar... ;)
Se há tempo para mais conversa, eu explico calmamente que escolhemos(Weslei e eu) Portugal para viver, e não apenas para ser um lugar de passagem, como tantos outros imigrantes fazem, que vêm na intenção de trabalhar, poupar algum dinheiro e voltar "pra casa". Escolhemos viver aqui......
E a pensar nesse assunto, dei-me conta de tudo que ja tenho vivido aqui. Tenho aqui pessoas de que gosto, outras nem por isso, tenho uma amiga, embora não sejamos muito íntimas, mas é uma amizade que promete.... Dei-me conta de que aqui é que vim a formar uma família, tive aqui o meu filho, aqui é que tenho passado por muitas alegrias e maiores decepções da vida adulta. Dei-me conta de que é aqui que acordo de manhã a pensar em como vai ser o meu dia, se vai haver tempo pra tudo o que eu preciso fazer... Enfim, o mundo adulto, as preocupações com o presente e os pensamentos no futuro... Tenho vivido isso tudo cá, em Portugal... Coisas que só aqui acontecem, que ja aconteceram e que vou guardar pra sempre na minha mente e no meu coração... Emoções, sentimentos, sensações, um mundo de coisas, algumas que eu partilho, outras que vou guardar só pra mim, pra sempre...
A pensar em tudo isso e mais alguma coisa, lembrei-me de um poema, de um português, um dos maiores de sempre...

Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma nao é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa, in Mensagem

E como ele expressou bem, ele sabia do que estava a falar.....
Se valeu a pena? Sim, tem valido sempre a pena! Por mais que as vezes pareça que cheguei a um muro, haverá sempre um espaço vazio onde vou poder fazer um buraco para passar e continuar a caminhada... Nunca foi fácil, e nem espero vir a ser um dia... Espero apenas ter forças pra continuar, e pra levar um sorriso sempre, mesmo que seja molhado por lágrimas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nossa Eula!!!
Fiquei sem palavras...

Como vc amadureceu...

Te admiro mais a cada dia!!!

(Cristiane)